quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quando buscar ajuda de um psicologo para meu filho ( psicologia infantil ) ?

Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de buscar psicoterapia para seu filho, pois desconhecem o conceito da psicologia infantil. Embora as crianças manifestem em geral comportamentos que indicam quando algo não está bem, a grande maioria dos pais demora a procurar ajuda. Os pais tendem a pensar que a criança esta passando apenas por uma fase, como otra qualaquer que sera superada sozinha. Ou se sentem culpados de que a terapia com a criança possa apontar que eles têm alguma responsabilidade pelo sofrimento de seus filhos.


Realmente não é fácil julgar o momento apropriado para levar uma criança à psicoterapia. Muitos adolescentes iniciam um acompanhamento com psicologo por vontade própria ou muitas vezes porque os pais desejam. E algumas crianças podem pedir ocasionalmente para ver alguém. No entanto, é a escola tem papel importate, pois ela costuma  a ser a primeira a notar mudanças de comportamento e solicitar um encaminhamento para psicologio infantil. Os primeiros sinais de problemas incluem a hiperatividade, a dificuldade de concentração, a agressividade, o comportamento inadequado, a dificuldade em brincar com outras crianças e ansiedade da separação e social. Estes comportamentos podem comprometer o desempenho escolar da criança e sua vida familiar.
Certamente, nem todos os conflitos da criança merecem acompanhamento da psicologia infantil, mas se seu filho parece precisar de ajuda, você deve consultar um profissional da psicologia. O psicologo infantil poderá determinar se as dificuldades apresentadas por ele necessitam ou não de uma intervenção. Em alguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário