quarta-feira, 2 de maio de 2012


- Fase Oral

A zona de erotização é a boca e o prazer ainda está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporação do objeto.


- Fase Anal  ( Entre 2 a 4 anos aproximadamente )

A zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral). Este controle é uma nova fonte de prazer. Ambivalência (impulsos contraditórios).


- Fase Fálica  ( 3/4 a 5/6 anos )

É em torno do Complexo de Édipo que ocorre a estruturação do indivíduo.


 

- Complexo de Édipo   

A mãe é o objeto de desejo do menino e o pai ou a figura masculina que represente o pai, é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado.
 Ele procura então assemelhar-se ao pai para "ter" a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna.
 A zona de erotização é o órgão sexual, portanto a atenção da criança volta-se para a região genital. 
Apresenta um objeto sexual e alguma convergência dos impulsos sexuais sobre esse objeto. 
É em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo.

- Fase Latência ( 5,6 anos a 11,12 anos )

O período de latência se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais... Impulsos spistemofílicos.

 
- Fase Genital ( 11 a 18 anos )
Neste momento meninas e meninos estão concientes de suas identidades sexuais distintas começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais.
 
- Superego
o superego se forma durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário